“Imunização é fundamental para o país e para a economia”, diz presidente da Anfavea
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, avalia que o planejamento da vacinação contra a Covid-19 é fundamental para a retomada da economia brasileira. "Além da questão da saúde, o custo da imunização é muito menor do que o dos impactos negativos – de ter de gastar com auxílios, paralisação da economia, desemprego, diminuição dos negócios e da arrecadação", afirmou Moraes.

Segundo ele, o setor está atento a possíveis medidas de restrição de circulação, que podem levar a uma nova paralisação da indústria e das vendas de veículos. "O risco existe, e é por isso que a gente fala que cuidar da saúde é fundamental", completou. Ainda de acordo com Moraes, o aumento dos casos na Europa já levou a Anfavea a realizar uma campanha de reforço das medidas de prevenção dentro das fábricas.

Nesta sexta (8), a Associação divulgou que a produção de autoveículos no país teve seu pior desempenho desde 2003. A expectativa do setor é de que 2021 traga recuperação, com aumento de 15% no licenciamento, 25% da produção e 9% na exportação de autoveículos.