Empresária Luiza Trajano encabeça o movimento Unidos pela Vacina.
A empresária Luiza Trajano, dona da rede varejista Magalu| Foto: Divulgação/Fórum Econômico Mundial

A empresária Luiza Trajano, dona da rede Magazine Luiza, lançou um movimento empresarial batizado de Unidos pela Vacina, que visa agilizar a vacinação da população brasileira contra a Covid-19. A meta é que todas as pessoas sejam vacinadas até setembro deste ano como ferramenta de reativação da economia.

Ao contrário de mobilizações anteriores de empresas, que visavam apenas a imunização de funcionários, este grupo está focado na vacinação via rede pública, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A meta é ajudar o Sistema Único de Saúde (SUS) a reduzir os "gargalos" para agilizar a compra, o transporte, a distribuição e a aprovação de imunizantes no país, mas sem fazer aquisição direta de vacinas.

"O nosso objetivo é vacinar todos os Brasileiros até setembro deste ano. Sim, vacina para todos até setembro deste ano! A gente não discute política, não procura culpado. A gente discute sim, como levar a vacina até todas as pessoas do nosso país", escreveu Luiza no Instagram.

Segundo apurou a reportagem, líderes de empresas como Suzano, Gol, Whirlpool e Volkswagen já teriam aderido à mobilização de Luiza Trajano. O movimento é coordenado pelo Grupo Mulheres do Brasil, que tem mais de 75 mil participantes.