Banco Central
O reajuste nos preços dos combustíveis da última semana influenciou uma alta de quase um ponto percentual na previsão do mercado financeiro para a inflação neste ano.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O reajuste nos preços dos combustíveis da última semana influenciou uma alta de quase um ponto percentual na previsão do mercado financeiro para a inflação neste ano. Segundo o último boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Banco Central, a expectativa é de que a inflação chegue a 6,45% neste ano, nona alta consecutiva. O último relatório divulgado na semana passada apontava para uma elevação de 5,65%.

A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2022 também subiu para 0,49%. Na última semana a projeção era de 0,42%. Outro indicador que teve uma alteração significativa foi a previsão para a Selic neste ano, que subiu para 12,75%. No último relatório a expectativa era de que a taxa básica de juros encerrasse o ano em 12,25%, valor que se mantinha inalterado nas últimas previsões.

Já para 2023, o mercado elevou a expectativa em relação à evolução do IPCA para 3,70%. Antes esse valor era de 3,51%. Ainda segundo o boletim, houve uma pequena redução na expectativa do PIB para o próximo ano. A previsão que até a última semana era de um crescimento de 1,5% caiu para 1,43%. A previsão para a Selic em 2023 aumentou de 8,25% para 8,75%. Divulgado semanalmente, o boletim Focus reúne as projeções do mercado para os principais indicadores econômicos do país.