As 21 empresas envolvidas no acordo têm alcance de 970 milhões de jogadores
As 21 empresas envolvidas no acordo têm alcance de 970 milhões de jogadores| Foto: Bigstock

Alguns dos maiores nomes da indústria de videogames, como Sony e Microsoft, se comprometeram formalmente a ampliar suas ações em resposta à crise climática, durante um evento paralelo à Cúpula de Ação Climática das Nações Unidas, que ocorreu na sede da ONU, em Nova Iorque.

Entre os compromissos firmados, a Microsoft deve certificar 825.000 consoles Xbox como neutros em carbono em um programa piloto, além de engajar jogadores em esforços de sustentabilidade na vida real por meio do jogo Minecraft. A Sony planeja, também, avaliar e relatar sua pegada de carbono, assim como introduzir modo de suspensão de baixa energia para a próxima geração de Playstation.

Entre os compromissos firmados entre todas as 21 empresas participantes, está a redução de 30 milhões de toneladas de emissões de CO₂ até 2030, milhões de árvores plantadas, assim como novos “estímulos verdes” no design de jogos. As melhorias no gerenciamento de energia dos dispositivos e nas embalagens recicláveis também foram consideradas.