Governo anunciou que zerou a fila do Auxílio Brasil.
Governo anunciou que zerou a fila do Auxílio Brasil.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Cidadania anunciou nesta terça-feira (4) que zerou a fila de espera do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. A pasta afirmou, em nota, que incluiu cerca de 2,7 milhões de famílias no programa em janeiro. Com isso, o público atendido pelo programa em janeiro vai ultrapassar 17 milhões de famílias.

Neste mês, o benefício será pago entre os dias 18 e 31, seguindo o dígito final do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular.  Em dezembro, o governo atendeu 14,5 milhões de famílias com valor médio de R$ 408,84, totalizando R$ 5,94 bilhões.

O ministério ressaltou que o processo de ingresso e permanência das famílias no programa ocorre a partir da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). "Importante lembrar que essa inscrição não resulta no imediato repasse de recursos. Segundo a legislação em vigor, a concessão do benefício está condicionada à disponibilidade orçamentária", diz a nota. As informações foram divulgadas pelo portal UOL.