Linha de montagem de fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
Linha de montagem de fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.| Foto: Divulgação

As montadoras europeias estão otimistas em aumentar as exportações de automóveis para os países do Mercosul, após o acordo histórico anunciado na última sexta-feira (28). “Sob condições ideais, há um real potencial de crescimento para a indústria automobilística da União Europeia, levando em conta o tamanho do Mercosul, tanto em termos de população como de PIB”, disse o secretário-geral da Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis (ACEA), Erik Jonnaert, em comunicado.

O dirigente da ACEA destacou que o Mercosul é um mercado de 270 milhões de pessoas onde, no ano passado, foram vendidos 3,3 milhões de carros novos. Deste montante, os europeus ocuparam apenas 2,2% (73 mil veículos). Em contraste, o Mercosul importou no total 234 mil carros de outras regiões, o equivalente a 8% do mercado.

A União Europeia exportou quase 6,1 milhões de automóveis em 2018, com superávit comercial de 84,4 bilhões de euros. A ACEA acredita que tanto os europeus quanto os sul-americanos deverão ser beneficiados com a redução das tarifas, remoção de sobretaxas e criação de “uma nova sinergia de importação e exportação” entre os dois blocos.