O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, citou novas projeções para reiterar que não deve ocorrer um racionamento de energia.| Foto: Alan Santos/PR.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, reiterou nesta quinta-feira (14) que o país não corre risco de racionamento de energia devido à crise hídrica. "É importante destacar que estamos vencendo a batalha, ou seja, com base nas mais recentes projeções apresentadas no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, não trabalhamos com a hipótese de racionamento tendo em vista todas as medidas que estão sendo tomadas desde outubro de 2020", disse o ministro.

Bento Albuquerque destacou "o sucesso" em todos os 11 leilões realizados, sendo oito de geração e três de transmissão de energia. "Somente nos últimos certames, foram investidos R$ 40 bilhões, resultando em uma expansão bastante expressiva, em torno de 13% na geração e 15% na transmissão, fundamental neste momento esse período de escassez hídrica", acrescentou.

As declarações foram feitas durante a participação do ministro na abertura da 40ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX) 2021, promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). Com informações da Agência Brasil.