auxílio emergencial 2021
Liberação marca fim do benefício, criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de Covid-19.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Trabalhadores informais e inscritos no CadÚnico nascidos no mês de dezembro podem sacar, a partir desta sexta-feira (19), a sétima parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa em 31 de outubro. O dinheiro também pode ser transferido para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o montante já podia ser movimentado, mas apenas por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou com o código QR em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

A liberação dessa parcela em espécie marca o fim da segunda rodada do auxílio emergencial, que começou em abril. No total, o programa atendeu a 39,2 milhões de famílias, dos quais 23,9 milhões de trabalhadores informais, dez milhões inscritos no Bolsa Família e 5,3 milhões inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Os beneficiários do Bolsa Família foram migrados para o Auxílio Brasil, novo programa social do governo federal. Já os trabalhadores informais e inscritos no CadÚnico deixaram de receber o benefício.