A empresa pretende diminuir o uso de garrafas plásticas ao incentivar o  sistema de refil
A empresa pretende diminuir o uso de garrafas plásticas ao incentivar o sistema de refil| Foto: Bigstock

A Nestlé está desenvolvendo o Refill Nestlé Pure Life, uma espécie de dispenser que promete oferecer 64 tipos diferentes de água, indo da comum à aromatizada. O consumidor também pode escolher o grau de carbonatação desejado. O aparelho chega como uma maneira de evitar o uso excessivo de garrafas plásticas, promovendo o sistema de refil. Assim, cada pessoa teria sua garrafa e, com ela, escolheria o tipo de água que mais lhe agrada. A medida também elimina a necessidade de transporte para distribuição do produto.

O diretor executivo da empresa, Mark Schneider, explica que embora a iniciativa seja destinada a escritórios e lanchonetes, já está sendo considerada uma versão doméstica menor. Trata-se de uma resposta à rival Danone, que há pouco tempo apresentou ao mercado um aparelho semelhante a um galão de água para uso doméstico, também sem o desperdício de plástico.

O Refill Nestlé Pure Life dispenser. Crédito: Bloomberg/Stefan Wermuth
O Refill Nestlé Pure Life dispenser. Crédito: Bloomberg/Stefan Wermuth| Bloomberg

O equipamento da Nestlé tem o tamanho de uma máquina de latas de refrigerantes e pode ser anexada a torneiras, inserindo nelas um sistema de purificação e filtragem. "Estamos em um período de tentativa e erro. Tentamos muitas coisas e vemos o que funciona", disse Schneider. A Nestlé também anunciou um compromisso de não emissão de gases de efeito estufa até 2050.