Mais de 1,2 mil fazendas, a maioria mineiras, fornecem café para a Nespresso no país
Mais de 1,2 mil fazendas, a maioria mineiras, fornecem café para a Nespresso no país| Foto: Rogério Machado/Gazeta do Povo

A Nestlé, responsável pelo café em cápsula Nespresso, informou que deve pagar o total de US$ 10 milhões em bônus a produtores brasileiros que fornecem café de qualidade superior e produzido de forma sustentável para a marca. Mais de 1,2 mil fazendas, a maioria mineiras, participam do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável. Lançado em 2003, o programa presta assessoria técnica para a produção de cafés diferenciados.

Segundo informações do jornal Valor Econômico, o bônus que será pago é referente à safra 2018/19 e representará um adicional de 30% a 40% sobre o valor do produto na bolsa de Nova York. No mundo, o montante pago na temporada soma cerca de US$ 36 milhões.

Na quinta-feira, durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, a marca fará a entrega simbólica do bônus a dez cafeicultores brasileiros. Na safra 2018/19, mil produtores receberão o adicional. O país é o maior fornecedor de café verde da marca, seguido pela Colômbia.