As “doenças tropicais negligenciadas” incluem hanseníase, malária, doença de Chagas e anemia falciforme
As “doenças tropicais negligenciadas” incluem hanseníase, malária, doença de Chagas e anemia falciforme| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O grupo farmacêutico suíço Novartis e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinaram, nesta semana, um memorando de entendimento para viabilizar pesquisas e produtos que ampliem o combate às chamadas “doenças tropicais negligenciadas”: hanseníase, malária, doença de Chagas e anemia falciforme. A erradicação das quatro enfermidades é um compromisso antigo do laboratório junto a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O documento assinado em nome da Fundação Novartis não traz valores. Segundo informações do jornal Valor Econômico, os empreendimentos vão contar com mão-de-obra de pesquisadores brasileiros e terão custos operacionais, como os testes clínicos e seguros, financiados pelo grupo suíço na ordem de milhões de dólares. Para a Fiocruz, esse tipo de parceria com o setor privado busca o alcance ao desenvolvimento de medicamentos e tratamentos em escala dentro do país.