O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, agradeceu o presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pela confiança para assumir a pasta.
O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, agradeceu o presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pela confiança para assumir a pasta.| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, agradeceu o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, pela confiança para assumir a pasta. Em publicação nas redes sociais, Sachsida afirmou que esse será o maior desafio de sua carreira. “Agradeço ao Presidente Jair Bolsonaro pela confiança, ao ministro Guedes pelo apoio e ao ministro Bento pelo trabalho em prol do país. Com muito trabalho e dedicação espero estar a altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus vamos ajudar o Brasil”, publicou o novo ministro. Economista e advogado, Sachsida foi um dos principais auxiliares do ministro da Economia, Paulo Guedes.

O agora ex-ministro Bento Albuquerque foi exonerado "a pedido", segundo o Diário Oficial da União desta quarta (11). O decreto foi assinado na terça-feira (10), um dia depois de a Petrobras anunciar um aumento de quase 9% no diesel nas refinarias, contrariando pedidos públicos do presidente para que não promovesse reajuste. Em transmissão ao vivo na última quinta-feira (5), Bolsonaro citou nominalmente Bento Albuquerque e o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, afirmando que eles "não podem quebrar o Brasil".

A alta de preços dos combustíveis desde o ano passado já levou o presidente a trocar duas vezes o comando da Petrobras. Em abril de 2021, o economista Roberto Castello Branco, então presidente da companhia, foi substituído pelo general Joaquim Silva e Luna, que acabou afastado um ano depois para dar lugar a Mauro Coelho.