O presidente Jair Bolsonaro e Mathias Cormann, secretário-geral da OCDE, em encontro ocorrido em 2021.
O presidente Jair Bolsonaro e Mathias Cormann, secretário-geral da OCDE, em encontro ocorrido em 2021.| Foto: Alan Santos/Presidência da República

O comitê de ministros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aprovou nesta sexta-feira (10), sem objeções, o plano com os termos e condições para a entrada do Brasil na entidade. Segundo informações do Valor Econômico, a medida dá início para a mecânica das negociações dessa adesão, processo que pode levar entre três a cinco anos para ser concluído.

"O Conselho da OCDE, em nível ministerial, acaba de aprovar o "roteiro de acessão"("roadmap") para entrada do Brasil na OCDE. O roteiro define comitês que examinarão as políticas dos candidatos e os critérios do exame", publico no Twitter o delegado do Brasil junto a Organizações Internacionais Econômicas em Paris, Carlos Marcio Cozendey, que esteve presente na reunião.

Com a decisão de hoje, comissões da OCDE devem analisar a partir de agora as práticas e políticas do Brasil em diversos temas, desde a área econômica até o meio ambiente. O Secretário-Geral da entidade, Mathias Cormann, será recebido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 22 de junho, o que deve marcar simbolicamente o processo de adesão do Brasil.