Estação úmida
Crise hídrica: Operador Nacional do Sistema informou possibilidade da ocorrência de chuvas no curto prazo.| Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Em reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que as previsões para o cenário meteorológico brasileiro apontam possibilidade de ocorrência de chuvas no curto prazo e uma transição para o período tipicamente úmido dentro dos padrões usuais. Na agenda realizada na terça-feira (5), o ONS destacou que apesar da predominância da estação seca, já foram observadas chuvas em algumas regiões já em setembro, destacadamente no Sul do país. Como resultado, o armazenamento nos reservatórios daquele subsistema fechou o mês em patamar superior ao verificado em agosto, expectativa que se mantém para outubro.

Apesar das previsões, a avaliação ainda é da necessidade de monitoramento permanente e a situação ainda é de atenção por causa da seca que atinge principalmente Sudeste e Contro-Oeste, com a pior escassez em 91 anos. Em relação ao atendimento da demanda para os próximos meses, as novas projeções apresentadas pelo ONS indicam o atendimento da carga de energia elétrica, entretanto com a possibilidade de ser necessário o uso marginal da reserva operativa para atendimento de potência em alguns momentos do mês de outubro de 2021 e em menor escala nos meses de novembro e dezembro.

Como medidas de enfrentamento à crise com base nas avaliações apresentadas pelo ONS, o Comitê definiu, entre outras, pela extensão de medidas de flexibilização da vazão das usinas de Jupiá e Porto Primavera até outubro de 2022, a homologação de ofertas adicionais feitas no programa de redução voluntária da demanda e realização de estudos para a operação de Belo Monte durante o período úmido de 2022. Os pontos ainda precisam de aprovação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), responsável por coordenar as ações em meio à crise hídrica.