O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).| Foto: Roque de Sá/Agência Senado.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), informou que o projeto de lei 2.896/2022, que altera a Lei das Estatais, não irá a votação em plenário nesta quinta-feira (15), como estava originalmente previsto.

Aprovado em votação relâmpago pela Câmara dos Deputados na noite de terça-feira (13), a proposta diminui de 36 meses para 30 dias o período de quarentena exigido para que pessoas que atuaram em campanhas eleitorais ou em cargo decisório de partido político possam assumir diretorias ou conselhos de estatais. A medida foi vista pelo mercado como uma manobra para permitir que Aloizio Mercadante assuma o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Após a polêmica gerada pela aprovação do texto na Câmara, Pacheco disse que levará a proposta para discussão em reunião de líderes do Senado, prevista para segunda-feira (19). Dependendo do acordo a que se chegue, há a possibilidade de o projeto ser pautado para votação na próxima semana, ou ficar apenas para o próximo ano legislativo, que começa no dia 1º de fevereiro de 2023.