Exposição do sistema da Ucrânia Sul para mineração de criptomoeda pode esconder possível ataque cibernético
Exposição do sistema da Ucrânia Sul para mineração de criptomoeda pode esconder possível ataque cibernético| Foto: Divulgação

Na Ucrânia, autoridades estão investigando falhas de cibersegurança em uma usina próxima à cidade de Yuzhnoukrainsk. Em julho, funcionários do local teriam aproveitado a fonte de energia do instituto, assim como a rede com acesso à internet, para fazer funcionar um sistema de mineração de criptomoedas. O problema é que, com isso, deixaram todo o sistema vulnerável. Estuda-se a hipótese de que houve exposição proposital das informações do sistema para uma posterior invasão e ataque cibernético.

Segundo o site ucraniano Unian, agentes da agência de inteligência ucraniana, a SBU, interromperam o esquema ao invadir a usina e levar equipamentos de informática estranhos ao trabalho da unidade. A desconfiança se deu porque a parte da rede que foi exposta dava acesso apenas às operações de administração e não ao reator nuclear.  Havia computadores até mesmo nos alojamentos da Guarda Nacional, encarregados da segurança da usina. As informações são da Época Negócios.