Guedes afirmou ainda que o Brasil gastou mais do que outros país em ações contra a Covid-19.
Guedes afirmou ainda que o Brasil gastou mais do que outros país em ações contra a Covid-19.| Foto: EDU ANDRADE/Ascom/ME

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (12) que o aumento nos preços da energia elétrica e dos alimentos foi o responsável pela alta da inflação no Brasil. A declaração aconteceu durante entrevista para o programa First Move, na CNN Internacional. “A inflação está (alta) no mundo todo. Metade da inflação é (causada) pela comida e energia. Está acontecendo em todo o mundo”, afirmou o ministro, que disse ainda que o governo irá aumentar a transferência de recursos aos programas sociais para pagar por esses reajustes, se referindo ao Auxílio Brasil, que vai reajustar o valor atual do Bolsa Família para aproximadamente R$ 300 mensais.

Questionado pela apresentadora Julia Chatterley sobre a estratégia do governo federal no combate à pandemia no Brasil, Guedes afirmou que o Brasil gastou mais do que outros país em ações contra a Covid-19. “Gastamos mais que o dobro da média dos países emergentes e 10% mais do que os países desenvolvidos salvando vidas. Gastamos mais dinheiro salvando vidas do que vocês”, disse o ministro, se referindo aos Estados Unidos.