A Libra utilizará o blockchain, um sistema descentralizado que certifica as transações
A Libra utilizará o blockchain, um sistema descentralizado que certifica as transações| Foto: Bigstock

A empresa de pagamentos online PayPal informou sua retirada de uma aliança que supervisiona o projeto Libra – a nova criptomoeda impulsionada pelo Facebook. Com base em tecnologia blockchain, a moeda digital deve chegar ao mercado em 2020, permitindo transações dentro das diversas plataformas da empresa, que conta com mais de 2 bilhões de usuários.

“O PayPal tomou a decisão de renunciar a sua participação na Libra Association neste momento e continuar focando no avanço da nossa missão e na prioridade de nossos negócios,”, disse a companhia em nota. A saída do PayPal enfraquece as ambições do Facebook, apesar de a rede social defender que a moeda digital não seria controlada por ela, mas por uma rede de companhias associadas.

Na época do anúncio de lançamento da Libra, bancos centrais, governos e órgãos reguladores de vários países se manifestaram contra a criptomoeda do Facebook, inquietos por seu sistema de regulação e a má reputação da empresa quanto à confidencialidade e custódia de dados pessoais.