Os senadores aprovaram o projeto que suspende a realização de prova de vida do INSS até o fim do ano.
Peritos médicos do INSS devem retomar os atendimentos nesta segunda-feira (232).| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

Os peritos médicos do INSS anunciaram nesta sexta-feira (20) o fim da greve, que durava mais de 50 dias. A retomada dos atendimentos está prevista para acontecer a partir desta segunda-feira (23). A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) afirmou que todas as 18 demandas da categoria foram acatadas pelo governo federal.

Os peritos aceitaram receber o reajuste linear que o governo pretende conceder a todo o funcionalismo federal, informou a Folha de S. Paulo. No entanto, caso outra carreira de servidores receba um aumento maior do que o previsto, os médicos deverão receber 19,99% de reajuste.

De acordo com a entidade, um acordo foi assinado com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira. Além do índice de reajuste, foi definida a devolução integral e imediata dos valores descontados dos servidores que estavam em greve.

No acordo, o ministério se comprometeu a garantir a realização de, no máximo, 12 atendimentos presenciais por dia para cada perito. Segundo o Ministério do do Ministério do Trabalho e Previdência, a fila de perícias médicas do INSS já ultrapassava mais de 1 milhão de agendamentos, no início de maio.