Petrobras emitiu um comunicado aos investidores estrangeiros sobre uma eventual mudança na política de preços da estatal.
Petrobras emitiu um comunicado aos investidores estrangeiros sobre uma eventual mudança na política de preços da estatal.| Foto: Agência Petrobras

A Petrobras emitiu um comunicado aos investidores estrangeiros sobre uma eventual mudança na política de preços da estatal impostas pelo presidente Jair Bolsonaro ao novo conselho de administração da empresa. O alerta foi registrado em formulário de um órgão do governo dos Estados Unidos, responsável pela regulação do mercado de ações.

“No futuro, poderá haver períodos durante os quais os preços de nossos produtos não estarão em paridade com os preços internacionais. Ações e legislação impostas pelo governo brasileiro, como nosso acionista controlador, podem afetar essas decisões de preços. O presidente brasileiro tem, algumas vezes, feito declarações sobre a necessidade de modificar e ajustar nossa política de preços para as condições domésticas”, diz comunicado da Petrobras, divulgado pelo jornal O Globo.

“Tendo em vista as declarações do presidente brasileiro, uma nova equipe de administração ou Conselho de Administração poderá propor alterações em nossas políticas de preços, incluindo a decisão de que tais políticas não busquem alinhamento com a paridade internacional de preços”, alertou a estatal em relatório ao órgão americano, afirmando que não pode garantir que sua maneira de definir os preços não mudará no futuro. “Mudanças em nossa política de preços de combustíveis podem ter um impacto material adverso em nossos negócios, resultados, condição financeira e valor de nossos títulos”, afirma a estatal.