Redução de custo na aviação
O combustível é utilizado por aeronaves de maior porte e o reajuste deve impactar o preço final das passagens aéreas ao consumidor.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo

A Petrobras anunciou na terça-feira (5) um aumento de 3,9% no valor do querosene de aviação (QAV) para o mês de julho. No mês passado esse reajuste chegou a 11,4%. O combustível é utilizado por aeronaves de maior porte e o reajuste deve impactar o preço final das passagens aéreas ao consumidor. De acordo com a empresa, esse aumento acompanhada a variação da taxa de câmbio.

“Conforme prática que remonta os últimos 20 anos, os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras. Os preços de venda do QAV da Petrobras para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo. Conforme resultado da aplicação da fórmula contratual, em primeiro de julho foi implementado reajuste médio de +3,9%”, explicou a Petrobras em nota.