Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro
Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro| Foto: EFE

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a venda de até 100% das ações preferenciais que detém na Braskem S.A. por meio de uma oferta pública secundária de ações (follow-on) na Bolsa de Valores. A comunicado foi divulgado nesta quinta-feira (16). A operação de venda deverá ser realizada em conjunto com a a Novonor S.A (antiga Odebrecht) e a NSP Investimentos S.A.

Em nota, a Petrobras informou que estabeleceu diretrizes com o objetivo de migração da Braskem para o Novo Mercado, nível mais elevado de governança corporativa da B3. “Como primeiro passo neste sentido, Petrobras e Novonor, em complemento ao pedido já encaminhado pela Novonor, solicitarão que a Braskem realize os estudos e análises necessários sobre a migração, a qual deve compreender a realização de determinados atos, dentre eles, as adaptações necessárias de governança com as respectivas aprovações societárias. Com a migração haverá a negociação e assinatura de um novo Acordo de Acionistas”, afirmou a estatal.

“Petrobras e Novonor manifestam o interesse de, após a migração para o Novo Mercado, realizarem a venda de suas respectivas participações societárias remanescentes (ações ordinárias) na Braskem. Ainda como parte dos compromissos assumidos no Term Sheet, Petrobras e Novonor firmaram também um aditamento ao atual Acordo de Acionistas da Braskem, prevendo futura alteração da disciplina do direito de preferência da Braskem em novos negócios no setor petroquímico”, diz comunicado divulgado pela Petrobras.