Petrobras
| Foto: Divulgação/Petrobras

Com o auxílio do desempenho de novas plataformas, a Petrobras conseguiu anunciou novos recordes de produção diários, deixando para trás as dificuldades enfrentadas no trimestre anterior em algumas áreas de produção e reforçando sua perspectiva para 2019. Segundo a estatal, em relatório divulgado nesta quinta (17), sua produção atingiu novo recorde mensal de 3 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), além de um novo recorde diário de 3,1 milhões de boed alcançados no mês de agosto. "Já a produção operada atingiu o recorde mensal de 3,7 milhões de boed no mesmo mês", aponta o relatório.

Segundo a empresa, com o resultado, ela mantém sua trajetória "para o cumprimento da meta de produção anual, em 2,7 milhões de boed, com variação de 2,5% para mais ou para menos". A empresa destacou o desempenho de unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência - como a de Campos dos Goytacazes em Tartaruga Verde, no pós-sal - em que conseguiram aumento de 48% em relação ao trimestre imediatamente anterior, com a entrada em operação de nove poços produtores.

No segundo trimestre deste ano, a estatal se viu obrigada a cortar em 3,6% suas projeções de produção para o ano, sobretudo por causa de dificuldades enfrentadas no mês de junho com a estabilização das plantas de gás dos novos sistemas de produção de Búzios, devido a sua maior complexidade, o que elevou o tempo de comissionamento das plantas de gás. As dificuldades, entretanto, foram contornadas desde então, colaborando com o avanço registrado agora.