Petrobras faz novo reajuste no preço da gasolina e do diesel
Petrobras faz novo reajuste no preço da gasolina e do diesel| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Petrobras anunciou nesta segunda-feira (8) novo reajuste no preço da gasolina e do diesel a partir da terça (9) nas refinarias. O aumento no preço da gasolina é o sexto em 2021. Já o diesel sofrerá a quinta alta. De acordo com a petroleira, o preço médio da gasolina terá alta de R$ 0,23 por litro, enquanto o aumento do diesel será de R$ 0,15 por litro. No acumulado do ano a gasolina registra alta de 54% nas refinarias e o diesel, 41,6%.

O anúncio de novo reajuste no preço dos combustíveis ocorre em meio à troca no comando da presidência da companhia. O presidente Jair Bolsonaro indicou o general Joaquim Luna e Silva, atual diretor-geral da Itaipu Binacional, para o lugar de Roberto Castello Branco.

Na semana passada o governo federal zerou impostos federais que incidem sobre o diesel e o gás de cozinha (GLP). No caso do diesel, a desoneração vai durar inicialmente dois meses (março e abril) até que se encontre uma forma para se zerar definitivamente o tributo. A isenção para o GLP de uso doméstico (botijão de até 13 quilos) será definitiva.