FUP aprovou realização de greve caso o governo apresente proposta para privatizar a Petrobras.
FUP aprovou realização de greve caso o governo apresente proposta para privatizar a Petrobras.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) aprovou nesta terça-feira (26) a realização de uma greve nacional caso o governo apresente ao Congresso um projeto de lei para a privatização da Petrobras. Segundo a entidade, a paralisação dos petroleiros será por tempo indeterminado. O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que a privatização da estatal estava no “radar”. Além disso, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), confirmou que a ideia está sendo discutida no governo.

"Caso tente privatizar a Petrobras, o governo federal enfrentará a greve mais forte da história da categoria em defesa do patrimônio público nacional", disse o coordenador-geral da entidade, Deyvid Bacelar, em nota. "Não vamos aceitar de forma alguma calados esse projeto de privatização… A categoria petroleira vai responder à altura e a luta vai ser grande", completou. A FUP reúne 12 sindicatos de petroleiros associados.