Para Castello Branco, preço do óleo diesel está abaixo do mercado internacional
Para Castello Branco, preço do óleo diesel está abaixo do mercado internacional| Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, voltou a comentar nesta quinta-feira (25) a política de preços de combustíveis da estatal, chamada de Política de Paridade Internacional (PPI). "É surpreendente dedicarmos tanta atenção ao tema da PPI no século XXI. Petróleo é commodity, cobrada em dólar, não há como fugir", afirmou, ao falar dos resultados da companhia.

"A empresa ainda é muito endividada, em dólar. Como conciliar com receita em real?", argumentou, ao apontar que, se o Brasil quer ser uma economia de mercado, tem que ter economia de mercado. "Preços abaixo do mercado geram consequências negativas", comentou.

Para Castello Branco, o combustível no país não está caro, principalmente o óleo diesel, uma vez que - segundo o executivo - o valor cobrado no mercado interno está abaixo do da média global. Na semana passada o presidente Jair Bolsonaro indicou o general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral da Itaipu, para substituir Castello Branco na presidência da Petrobras.