Estados Unidos
PIB americano encolheu no segundo semestre de 2022| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A economia americana encolheu a uma taxa anualizada de 0,9% no segundo trimestre de 2022, de acordo com dados do Escritório de Análises Econômicas (BEA, na sigla em inglês). É o segundo trimestre seguido que isto ocorre. No primeiro, a retração foi de 1,6%.

A queda no PIB reflete reduções nos investimentos em estoques, residências, gastos dos governos. O cenário só não foi pior por causa do crescimento nas exportações e nos gastos de consumo pessoal. Os dados são preliminares. Uma segunda estimativa será apresentada pelo órgão em 25 de agosto.

A retração está associada ao aumento na inflação nos Estados Unidos. Nos 12 meses encerrados em junho, os preços ao consumidor aumentaram 9,1%, segundo o Escritório de Estatísticas do Trabalho. A elevação é a maior desde fevereiro de 1981 e foi impulsionada principalmente pelos custos de energia, que contribuíram para a metade do índice.

O anúncio ocorre um dia depois de o Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) anunciar a alta na taxa básica de juro em 0,75 ponto percentual.