Pix
PIX inicia fase de testes em 03 de novembro.| Foto: Divulgação

A partir da próxima terça-feira (3), o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, começará a operar em fase de testes. Na primeira semana desse soft opening a recomendação é para que os bancos garantam acesso à ferramenta para uma amostra de no mínimo 1% até 5% da sua base de clientes para dar a largadas nos testes. Em coletiva da Federação Brasileira de Bancos na manhã desta quinta-feira (29), Ivo Mósca, superintendente de Open Banking e Pagamentos do Itaú e líder do grupo de trabalho de Open Banking da Febraban, destacou que a escolha dos correntistas com acesso inicial ao Pix será feita por cada instituição.

Na segunda semana de testes, entre os dias 9 e 15 de novembro, a recomendação do BC é para que essa base de clientes com acesso ao Pix seja ampliada paulatinamente até que todos estejam contemplados no dia 16, quando inicia a operação do sistema em capacidade total. Segundo Mósca, nas duas semanas de soft opening, os clientes com acesso ao sistema poderão iniciar transações de Pix, ou seja, poderão atuar na ponta pagadora.

O executivo enfatizou ainda que a entrada do Pix no dia 16 não representa um fim de processo, uma vez que o Banco Central tem um cronograma já previsto de evoluções para os próximos anos. Para 2021, a expectativa é pela liberação do saque Pix no comércio e da realização de transações por aproximação. Em 2022 e 2023, ao sistema deve ter novidades como pagamentos agendados e pagamentos com documento, permitindo a vinculação da transferência de um bem no momento da transação financeira.