Pix instabilidade
Pix começou a operar em capacidade total nesta segunda-feira (16).| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou nesta quarta-feira (18) que o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do BC, não irá prejudicar os grandes bancos. "O PIX não tira receita dos bancos. Na verdade ele vai gerar novos modelos de negócios", afirmou, no evento virtual do Itaú BBA. "O futuro tende a ser os bancos terem uma fatia menor, mas de uma torta muito maior", acrescentou.

Campos Neto defendeu que o PIX é o primeiro passo de um de projeto amplo de tecnologia planejado pela autoridade monetária. "O papel moeda vai ficar cada vez mais questionado sob o ponto de vista de eficiência. Teremos novos modelos de pequenos negócios, com tíquete baixo", afirmou.

Segundo Campos Neto, havia demanda por um sistema de pagamentos e transferências seguro, eficiente e de baixo custo. Ele repetiu que o BC estuda novas funcionalidades para o PIX no futuro. "É muito importante o tema do cashback. Mas nós mesmos não sabemos quais serão as funcionalidades do PIX no futuro", reiterou.