Pix
Segundo o Banco Central, as contas de pessoas jurídicas não serão afetadas pelas novas regras.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Começa a valer nesta segunda-feira (4) o limite de R$ 1 mil para transferências realizadas pelo Pix no período noturno, entre 20h e 6h. A medida foi aprovada pelo Banco Central em setembro para garantir a segurança de usuários e inibir crimes como roubos, fraudes e sequestros relâmpagos, impedindo assim a movimentação de grandes valores em situações de risco. Segundo a instituição, as contas de pessoas jurídicas não serão afetadas pelas novas regras.

A limitação será válida tanto para transações por Pix, sistema de pagamento instantâneo, quanto para outros meios de pagamento, como transferências intrabancárias, via Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), pagamentos de boletos e compras com cartões de débitos.

O cliente poderá alterar os limites das transações por meio dos canais de atendimento eletrônico das instituições financeiras, porém, os aumentos só serão efetivados de 24 horas a 48 horas após o pedido, também como forma de garantir a segurança dos correntistas.

Outra medida que deve entrar em funcionamento em breve é o bloqueio do recebimento de transferências via Pix para pessoas físicas por até 72 horas, caso haja suspeita de que a conta beneficiada seja usada para fraudes. Também será implantada a devolução dos valores em   caso de golpes.