Lotes da vacina de Oxford que chegaram ao Brasil.
Lotes da vacina de Oxford que chegaram ao Brasil.| Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

Na contramão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender a vacinação em massa da população. Ele pediu que o processo seja acelerado. "Saúde e vacinação em massa são fatores críticos de desempenho econômico. Para que a economia possa voar novamente, precisamos acelerar a vacinação em massa", afirmou nesta segunda-feira (25), durante abertura da coletiva da Receita Federal para detalhamento do dados da arrecadação em 2020.

Guedes aproveitou sua fala para parabenizar a Fiocruz, o Butantan, a Anvisa e os profissionais de saúde, que estão diretamente envolvidos na campanha de vacinação da população contra a Covid-19. "Espero que todos auxiliem esse processo de vacinação em massa. Nós temos logística para isso, nós temos capacidade para isso. Estamos comprando todas as vacinas. É possível que o país surpreenda de novo se conseguirmos derrubar a taxa de mortalidade", disse Guedes, elogiando Israel, que concentrou a vacinação na população idosa e tem sido um dos países mais bem-sucedidos em sua campanha.

O ministro voltou a repetir que a vacinação em massa vai garantir o retorno seguro ao trabalho e a recuperação da economia. "Teremos dias melhores à frente", afirmou. "Eu espero que todos se cuidem", concluiu.