canal de suez
Uma fotografia divulgada pela Autoridade do Canal de Suez mostra o MV Ever Give (Evergreen), de propriedade de Taiwan, um navio de 400 metros (1.300 pés) de comprimento e 59 metros de largura, impedindo o tráfego através da via navegável do Canal de Suez, no Egito| Foto: Suez CANAL/AFP

Os contratos futuros de petróleo voltaram a subir nesta sexta-feira (26) diante do bloqueio desde terça (23) do Canal de Suez, no Egito, uma das principais rotas marítimas do mundo. Um porta-contêineres Ever Given de 400 metros de comprimento encalhou entre as duas extremidades da passagem. Autoridades locais enfrentam dificuldades para desencalhar a embarcação, enquanto assistem à formação de uma extensa fila de navios que desejam utilizar a passagem que liga Ásia e Europa.

Às 8h20 de Brasília, o barril de petróleo WTI para maio subia 2,10% a US$ 59,79, enquanto o de Brent para junho avançava 1,97%, a US$ 63,02. A commodity já havia se fortalecido na terça com a notícia sobre o bloqueio em Suez, mas ontem teve forte correção negativa por preocupações sobre o avanço da pandemia.

De acordo com o site Marine Traffic, que acompanha o trânsito marítimo mundial, mais de 100 navios estão parados nas proximidades de Suez e aguardam o desbloqueio do canal para seguir viagem. Para além de atrasos nas entregas, circula no mercado o temor de encarecimento de fretes, caso o impasse com o Ever Given não seja resolvido rapidamente.