O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, durante leilão da Cedae, no Rio, nesta sexta-feira (30).
O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, durante leilão da Cedae, no Rio, nesta sexta-feira (30).| Foto: Alan Santos/PR

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, comemorou nesta sexta-feira (30) o leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), realizado na B3. Como mostrou o Valor Econômico, Montazano ressaltou que a concessão do serviço poderá ajudar a diminuir a desigualdade no estado. O banco foi responsável pela estruturação do edital.

“Em especial nas comunidades mais carentes, onde poderemos aumentar em até dez vezes a cobertura de saneamento e talvez enfim despoluir nossas baías, rios. É sobre reduzir a desigualdade social. Que esse projeto marque a retomada do nosso Estado do Rio”, disse o presidente do BNDES, durante discurso na sede da B3. No entanto, Montezano não citou o Bloco 3, que não teve interessados.

“Os adquirentes serão responsáveis pelos investimentos em fornecimento de água e tratamento de esgoto, com despoluição das baias de Guanabara e da Barra da Tijuca, além do sistema Guandu. E com isso o aumento da área de cobertura destes serviços no estado para mais de 90% da população do Estado. Mais de 12 milhões de pessoas terão melhor qualidade de vida, oportunidade de emprego e saúde!”, diz uma nota divulgada pelo BNDES.