José Mauro Ferreira Coelho tomou posse como presidente da Petrobras no dia 14 de abril.
José Mauro Ferreira Coelho tomou posse como presidente da Petrobras no dia 14 de abril.| Foto: Reprodução/YouTube/Petrobras

O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, afirmou nesta sexta-feira (6) que a estatal continuará seguindo os preços de mercado e que essa é uma condição necessária para a geração de riqueza para a empresa e para a sociedade brasileira. As declarações foram feitas durante encontro virtual com analistas para a apresentação de resultados.

“É gestão responsável que tem sido feita nos últimos anos. Não podemos nos desviar da prática de preços de mercado. É uma condição necessária para a geração de riqueza não só para a empresa, mas para toda a sociedade brasileira, fundamental para a atração de investimentos do país e para garantir o suprimento dos derivados que o Brasil precisa importar”, afirmou Coelho.

A Petrobras divulgou ontem que registrou um lucro líquido de R$ 44,561 bilhões no primeiro trimestre deste ano, valor 3.718,4% maior do que o apurado no mesmo período do ano passado. A estatal anunciou ainda a distribuição de R$ 48,5 bilhões em dividendos a seus acionistas, entre eles a União.

Horas depois o presidente Jair Bolsonaro afirmou que os lucros registrados pela empresa são "um estupro", que beneficiam estrangeiros, e fez apelos para que a Petrobras não aumente o preço dos combustíveis. "O Brasil, se tiver mais um aumento [nos preços dos combustíveis] pode quebrar. E o pessoal da Petrobras não entende, ou não quer entender”, reclamou o presidente.

Um levantamento recente mostra que a maioria dos brasileiros é favorável a intervenção do governo federal na Petrobras para a redução nos preços dos combustíveis.

No comando da Petrobras há menos de um mês, José Mauro Coelho disse na quarta-feira (4) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) "já entendeu muito bem a questão de preço de mercado" e que não fez nenhum pedido específico sobre a política de preços da estatal ao colocá-lo no comando da empresa.