A presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, pediu exoneração do cargo nesta sexta-feira (26).
A presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, pediu exoneração do cargo nesta sexta-feira (26).| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, pediu exoneração do cargo por motivos pessoais e de família. A decisão foi informada pelo IBGE em nota nesta sexta-feira (26). Susana vai continuar no cargo “até a transição para o novo presidente a ser indicado.” Ela assumiu a presidência em fevereiro de 2019, indicada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

A decisão da presidente ocorre na esteira de um corte no orçamento deste ano destinado para o Censo Demográfico, que reduzido em quase 90% os recursos para o levantamento. Inviabilizando, na prática, a realização do Censo neste ano. A pesquisa estava prevista para ocorrer em 2020.

Susana foi indicada por Guedes no dia 8 de fevereiro de 2019. Ela é especialista nas áreas de reforma do estado, descentralização e fortalecimento da capacidade organizacional do setor público do Banco Mundial. Também trabalhou com governos na Ásia, África, e América Latina. Cordeiro Guerra é PhD em ciência política pela Massachusetts Institute of Technology e fez mestrado em Harvard.