Bento Albuquerque afirmou que decisão do TCU provocou um ajuste no cronograma de capitalização da estatal, mas se mostrou otimista com o processo.
Bento Albuquerque afirmou que decisão do TCU provocou um ajuste no cronograma de capitalização da estatal, mas se mostrou otimista com o processo.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

O ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque afirmou nesta sexta-feira (22) que a privatização da Eletrobras deve acontecer até julho. Segundo ele, a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) em pedir 20 dias para analisar a segunda etapa do processo causou um atraso no cronograma previsto inicialmente pelo governo. Mesmo assim, o ministro se mostrou otimista com o avanço do projeto.

“A decisão do TCU sobre Eletrobras foi avanço no processo, porque o relator apresentou seu voto e os demais ministros debateram. O cronograma para capitalizar a Eletrobras era até o fim de abril, mas esse atraso de 20 dias levará a um ajuste. (...) Com o trabalho do TCU, faremos oferta de ações da Eletrobras ou no final do primeiro semestre ou em julho deste ano”, declarou Albuquerque, durante entrevista coletiva virtual realizada da Índia, onde cumpre agenda oficial.

O governo considerava ideal que o processo ocorresse até 13 de maio, pois, até lá, seria possível usar na operação os resultados da Eletrobras referentes ao quarto trimestre do ano passado. Agora, só poderão ser usados os demonstrativos do primeiro trimestre de 2022, que ainda não foram divulgados.