Movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Brasília.
Movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Brasília.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As companhias aéreas Gol, Latam e Azul foram notificadas pelo Procon-SP para que forneçam mais informações sobre os cancelamentos de voos dos últimos dias. Centenas de voos nacionais e internacionais estão sendo cancelados nos aeroportos brasileiros por falta de tripulação, incluindo pilotos e copilotos. A situação tem sido provocada pelo aumento das dispensas médicas no mês de janeiro por Covid-19 e influenza.

Até quarta-feira (12), as companhias deverão informar ao Procon quantos voos foram cancelados, quantos passageiros foram afetados e a previsão para os próximos quinze dias. O órgão solicita também que as companhias esclareçam qual plano de contingência está sendo adotado para minimizar os danos provocados aos passageiros. As aéreas vão precisar informar com qual antecedência a informação sobre o cancelamento está sendo fornecida ao passageiro e se está prestando assistência material a ele.

Também será preciso informar o prazo que está sendo dado ao consumidor para que ele seja reembolsado, caso este seja seu desejo. O Procon questiona ainda sobre a quantidade de funcionários que estão afastados, se foi exigida vacinação e se é feita a testagem contínua dos profissionais. A Gol não comentou sobre a notificação do Procon e informou que, até este momento, nenhum voo da companhia foi cancelado.

Já a Azul confirmou ter recebido a notificação do Procon e que vai responder ao órgão no prazo estipulado. A Latam também confirmou ter sido notificada e que prestará os esclarecimentos necessários ao órgão. Com informações da Agência Brasil.