Colheita da soja em Nova Mutum (MT): estado do Centro-Oeste deve puxar para cima a produção de grãos na próxima década, junto com o Paraná.
Colheita da soja em Nova Mutum (MT): estado do Centro-Oeste deve puxar para cima a produção de grãos na próxima década, junto com o Paraná.| Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo

O Ministério da Agricultura e a Embrapa divulgaram nesta quarta-feira (24) um estudo que indica que na próxima década a produção brasileira de grãos deve atingir 300 milhões de toneladas. A projeção leva em conta para os cálculos a produção atual de grãos, de 236,7 milhões de toneladas, conforme levantamento de maio da Conab.

Até a safra 2028/29, a produção nacional deve crescer anualmente 2,4%, em média, e 27% no total ao longo da próxima década. Serão 62,8 milhões de toneladas de grãos a mais do que na safra atual. Segundo o Mapa, o aumento virá principalmente das culturas de soja e milho do Mato Grosso (+129,5 mil toneladas) e do Paraná (+ 64 mil toneladas).

A produtividade total da agricultura, no entanto, deve crescer num ritmo mais lento nos próximos dez anos, a uma taxa anula de 2,98% - abaixo da calculada anteriormente. A área plantada também deve aumentar no período: 15,3%. Os investimentos em pesquisa e as exportações serão so principais motores para o crescimento da produção brasileira, segundo o governo.