O cartão de crédito foi citado por 44% dos entrevistados, continuando a ser a forma mais usada
O cartão de crédito foi citado por 44% dos entrevistados, continuando a ser a forma mais usada| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O Indicador de Uso de Crédito apontou que 49,4% dos brasileiros recorreram a alguma modalidade de crédito em agosto. O resultado representa alta de 7,7 pontos porcentuais em comparação com o mesmo período do ano passado (41,7%), segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Entre as modalidades, o cartão de crédito foi citado por 44% dos entrevistados, continuando a ser a forma mais usada. Em seguida, vêm o crediário (11%), o empréstimo (8%), o cheque (7%) e os financiamentos (5%).

Dos consumidores ouvidos, 14% tiveram crédito negado em agosto (ante 17,6% do mesmo mês de 2018), principalmente por estarem com nome nos cadastro de devedores (4%) ou por falta de comprovação de renda (3%). Outros 3% não foram informados sobre o motivo da recusa e não souberam declarar a causa.