Presidente Bolsonaro anunciou concederá reajuste salarial às forças de segurança.
Presidente Bolsonaro anunciou concederá reajuste salarial às forças de segurança.| Foto: Alan Santos/PR

Ao comentar a possibilidade de reajustar o salário do funcionalismo público federal, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quarta-feira (19), que deve atender apenas policiais federais, policiais rodoviários e agentes penitenciários, e que não vai "fazer justiça" com demais servidores. A declaração foi registrada durante entrevista à "TV Jovem Pan".

Após prometer o reajuste, no ano passado, Bolsonaro recuou da promessa, afirmando que "nada estava garantido", sob o argumento de que o cobertor era curto. Nesta quarta, porém, voltou atrás, anunciando que concederá o aumento.

Por outro lado, o presidente prometeu, durante a conversa, reajustar a remuneração de todos os servidores em 2023, caso se reeleja. "A gente pode fazer justiça com três categorias. Não vai fazer justiça com as demais, sei disso. Fica aquela velha pergunta a todos: vamos salvar três categorias ou vai todo mundo sofrer no corrente ano?", disse Bolsonaro.

Cerca de mil servidores de pelo menos 40 categorias do funcionalismo público federal, ligadas aos três poderes, paralisaram suas atividades nesta terça-feira (18) e realizaram protestos em Brasília, em reivindicação à reposição salarial e à reestruturação de carreiras. Após o aceno do presidente apenas às forças de segurança, os servidores pedem isonomia.

"Reconheço o trabalho dos servidores, merecem reajuste, [mas] não tem folga no orçamento para corrente ano. Conversei com o pessoal sobre Orçamento para o ano que vem [2023]. Por ocasião da feitura do mesmo, os servidores serão contemplados com reajuste salarial merecido", afirmou Bolsonaro ao veículo.