Aplicativo do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, da Receita Federal.
A Receita Federal prorrogou o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda de 2022 até o dia 31 de maio.| Foto: Fernando Jasper/Gazeta do Povo

A Receita Federal prorrogou o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda de 2022 até o dia 31 de maio. A instrução normativa indicando o novo prazo foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (5). O novo prazo passa a valer também para a Declaração Final de Espólio e Declaração de Saída Definitiva do País.

De acordo com o órgão, a prorrogação visa reduzir eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados. A expectativa é de que sejam entregues 34,1 milhões de declarações até a data limite.

Segundo a Receita, o imposto a pagar apurado também teve seu vencimento adiado para o final do mês de maio, mas as restituições seguirão o cronograma anterior, sem alteração. As datas permitidas para o débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais, ou seja, para as declarações enviadas após o dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF.