Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse, em evento realizado pela XP Investimentos, que a reforma tributária não constará da pauta da casa nesta semana. O objetivo, segundo ele, é aprofundar as negociações com estados e municípios. Também se busca maios tempo para discutir a redução das alíquotas do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), a taxação de dividendos e as mudanças na tabela do IRPF. "Mudamos de estratégia para negociar mais o projeto", disse ele.

O parlamentar também afirmou que o Congresso vai buscar alternativas para manter a responsabilidade fiscal. "Não houve e não haverá [rompimento], mas é preciso que as perspectivas estejam conectadas com o que acontece e não com o que pode acontecer."

Segundo ele, algumas nuances fogem do campo político e vem do jurídico, como é o caso dos precatórios. "Temos de tratar com franqueza, sem especulação esse assunto, para deixar claro que não vamos praticar irresponsabilidade fiscal."

O presidente da casa disse que pretende costurar, ao longo dos próximos dias, diálogos com o STF, o Ministério da Economia e a AGU para discutir o assunto.