Adolfo Sachsida fez seu primeiro pronunciamento como ministro de Minas e Energia na noite desta quarta-feira (11).
Adolfo Sachsida fez seu primeiro pronunciamento como ministro de Minas e Energia na noite desta quarta-feira (11).| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou nesta quarta-feira (11) que irá priorizar a privatização da Eletrobras e da Petrobras. Além disso, Sachsida afirmou que pretende incluir a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), estatal responsável por gerir os contratos da União no pré-sal, no Programa Nacional de Desestatização (PND).

"Meu primeiro ato como ministro de Minas e Energia é solicitar ao ministro Paulo Guedes, presidente do conselho do PPI, que leve ao conselho a inclusão da PPSA no PND para avaliar as alternativas para a sua desestatização. Ainda como parte do meu primeiro ato, solicito também o início dos estudos tendentes à proposição das alterações legislativas necessárias à desestatização da Petrobras", afirmou Sachsida em seu primeiro pronunciamento como ministro nesta noite.

Ele ressaltou que todos os seus projetos têm o aval do presidente Jair Bolsonaro (PL). "Deixo claro que essa meta, esse objetivo e esse norte foram expressamente apoiados pelo presidente Bolsonaro. Tudo o que estou falando tem 100% de aval do presidente da República", disse. Bolsonaro exonerou o ministro Bento Albuquerque um dia após a Petrobras anunciar um aumento de quase 9% no diesel nas refinarias.