Petrobras combustíveis
Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, é uma das unidades que devem ser vendidas pela Petrobras.| Foto: Agência Petrobras

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou na quarta-feira (4) que a Petrobras tem que vender as refinarias de petróleo para se tornar mais competitiva no mercado. A informação foi publicada pelo g1. A privatização de oito unidades foi definida em 2019 em um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

"Que dó da Petrobras, ela tentou vender e não conseguiu? Vamos tentar mais sério agora. O que é combinado, não é caro. Tem um termo de ajuste de conduta. Tem que ser feito", afirmou Sachsida, segundo declaração publicada pelo portal.

Até o momento, somente a venda da unidade da Bahia, a RLAM, foi concretizada. Outras três unidades tiveram contratos de compra e venda celebrados e aguardam o cumprimento de aprovações regulatórias para serem concluídas. No fim de junho, a estatal reabriu o processo de venda de três refinarias, em Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul.