O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, entregou uma solicitação formal ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para que sejam iniciados os estudos para a privatização da estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e da Petrobras.
O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, entregou uma solicitação formal ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para que sejam iniciados os estudos para a privatização da estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e da Petrobras.| Foto: Bruno Spada/MME

O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, entregou nesta quinta-feira (12) uma solicitação formal ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para que sejam iniciados os estudos para a privatização da estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e da Petrobras. O encontro entre os ministros aconteceu durante a manhã, no Ministério da Economia. Ontem, Sachsida afirmou que iria priorizar essas desestatizações.

“Tal como dito ontem, aqui está meu primeiro ato como ministro de Minas e Energia. A solicitação formal para que se iniciem os estudos que visam o começo do processo de desestatização da PPSA e da Petrobras. Espero que no período mais rápido de tempo possível nós tenhamos essa resolução pronta e levamos para o presidente Jair Bolsonaro assinar esse decreto e começar esse processo aguardado pelo povo brasileiro. É a libertação do povo brasileiro contra o monopólio”, declarou o novo ministro em rápida coletiva após o encontro.

Questionado sobre o prazo para o estudo ficar pronto, Guedes afirmou que as análises devem começar ainda hoje. “O ministro de Minas e Energia me entrega isso hoje e eu encaminho imediatamente para a Secretaria Especial do PPI para que ela faça uma resolução e inicie os estudos. Isso deve ser feito hoje mesmo e nós vamos dar sequência aos estudos para a PPSA e depois então o caso da Petrobras.

O anúncio ocorreu na presença de manifestantes, que protestaram contra a decisão. “Eu não quero falar de quem roubou a Petrobras, assaltou a Petrobras durante anos, roubaram, foram condenados. Eu quero simplesmente receber como um programa de governo que teve 60 milhões de votos, receber um pedido do novo ministro de Minas e Energia e encaminhar o processo. Nós vamos devolver ao povo brasileiro o que é deles”, respondeu Guedes aos manifestantes.

Ontem ex-presidente Lula (PT) citou a privatização da Petrobras durante discurso para militantes durante evento realizado em Juiz de Fora (MG), afirmando que “quem se meter a comprar a Petrobras vai ter que conversar conosco depois da eleição.”