Sem venda da Eletrobras, segurança energética do Brasil estará em risco, afirma o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Sem venda da Eletrobras, segurança energética do Brasil estará em risco, afirma o ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Washington Costa / ME

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a segurança energética do Brasil estará "em jogo" caso a privatização da Eletrobras não seja levada a cabo. A declaração foi dada nesta quinta-feira (7) durante sua participação no evento "Diálogo Público: Modelo de Capitalização da Eletrobras", realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

"Se o Brasil crescer como esperamos nos próximos anos, a uma taxa forte de crescimento, a Eletrobras não só se coloca em risco, mas também vai comprometer o futuro da segurança energética brasileira", disse Guedes. Ele ressaltou que a ideia de segurança energética e de risco geopolítico passou a ser uma constante especialmente após a guerra entre Rússia e Ucrânia, conflito que, segundo ele, acelerou o mundo para uma transição energética.

A segunda etapa do processo de desestatização da Eletrobras está, ainda, sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU). No último dia 1º, o Ministério Público junto ao TCU finalizou um parecer sobre o processo, reforçando alguns questionamentos à privatização já levantados pela equipe técnica do ministro do tribunal Vital do Rêgo durante as discussões.

Se aprovada pela corte de Contas, a privatização da Eletrobras dependerá do aval da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da assembleia de acionistas da estatal. Por fim, como prevê o modelo de capitalização, deverá ocorrer o lançamento do edital com a emissão de novas ações ordinárias na Bolsa de Valores (B3).