Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse ao jornal “Folha de S.Paulo” que a Casa não será subserviente ao governo na análise da reforma tributária. O parlamentar tem demonstrado divergências em relação à tramitação do tema – ele foi contra o “fatiamento” adotado em acordo pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por exemplo.

“Em matéria de reforma tributária e todos os outros temas relativos à agenda econômica, o Senado tem absoluto compromisso com isso. Obviamente não subserviente ao governo federal, mas tendo o seu juízo crítico em relação às demandas que vêm do Ministério da Economia”, disse Pacheco, segundo o jornal.

Na terça-feira (24), em evento da XP Investimentos, Lira cobrou um posicionamento do Senado em relação a projetos já aprovados na Câmara. “A Câmara está se debruçando com mais ou menos dificuldade, com mais desencontros, menos desencontros, mais debates, numa amplitude de fazer com que nossa contribuição seja feita e dada à população e ao Brasil. Agora, o Senado... essa pergunta tem que ser feita ao Senado”, disse.

Apesar disso, Pacheco negou haver mal-estar com o presidente da Câmara. “Temos a pretensão de uma reforma tributária ampla a partir da PEC 110, relatada aqui no Senado pelo senador Roberto Rocha [PSDB-MA]. Obviamente, respeitamos também os projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados e vamos entender como essa engrenagem pode funcionar.”