Oficina mecânica e borracheiro passam a ser considerados serviços essenciais pelo decreto de Bolsonaro.
Todas as cinco atividades de serviços registraram crescimento na passagem de janeiro para fevereiro.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A alta de 3,7% no volume de serviços prestados no País em fevereiro ante janeiro fez o segmento completar nove meses consecutivos sem perdas. O ganho acumulado pelo setor de serviços de junho de 2020 a fevereiro de 2021 alcançou 24,0%, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, iniciada em janeiro de 2011 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os serviços recuperaram enfim as perdas decorrentes da crise sanitária, operando em nível 0,9% acima do patamar de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. A taxa dos últimos 12 meses recuou 8,6% em fevereiro, o resultado negativo mais intenso da série histórica deste indicador.

Ainda segundo o IBGE, todas as cinco atividades de serviços registraram crescimento na passagem de janeiro para fevereiro. O destaque foi a alta de 4,4% na atividade de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, superando em 2,8% o nível de fevereiro de 2020. Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 3,3% em fevereiro ante janeiro, e os serviços prestados às famílias avançaram 8,8%. O segmento de outros serviços subiu 4,7%, enquanto o de informação e comunicação teve ligeira alta de 0,1%.