reajuste servidores
Indicação de reajuste linear de 5% para todo o funcionalismo reverbera nas categorias, que planejam mobilizações.| Foto: Ana Volpe/Agência Senado

Diversas categorias do funcionalismo público decidiram por novas mobilizações para pressionar o governo federal após o anúncio de um reajuste linear de 5% para todos os servidores. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deve ter operação-padrão a partir da próxima segunda-feira (25), com redução no cumprimento das atividades do órgão por 15 dias.

A decisão foi tomada pelos servidores em assembleia realizada na terça-feira (19) e pode causar atrasos na tramitação de processos. Ao Estadão, o Sindicato Nacional dos Servidores da Comissão de Valores Mobiliários (SindCVM) afirmou que o índice apontado pelo governo federal é considerado insatisfatório em face da inflação acumulada dos últimos anos, que alcança 27%.

No Tesouro Nacional, servidores aprovaram, também em assembleia, a decisão por entregar seus cargos comissionados no mês de maio caso pleitos da categoria não sejam atendidos. Na pauta estão pedidos de reestruturação de carreira e reposição da inflação. Segundo a Folha, o protesto deve ocorrer no dia 10 de maio caso não haja avanços.

Já trabalhadores da segurança pública planejam manifestações para o dia 28 de abril, também como sinal de insatisfações, mas pela falta de andamento na reestruturação das carreiras. Policiais federais devem protestar nas superintendências da corporação em todos os estados e no Distrito Federal, com expectativa da participação de 10 mil policiais.