Setor público brasileiro tem superávit de R$ 15 bilhões em novembro
Servidores do Banco Central farão nova paralisação em fevereiro e podem entrar em greve em março.| Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) informou nesta sexta-feira (21) que a categoria fará uma nova paralisação no dia 9 de fevereiro. Segundo o sindicato, caso a negociação por reajustes não avance até a primeira quinzena de fevereiro, os funcionários do BC entrarão em greve por tempo indeterminado a partir de 9 de março.

Os servidores realizaram a primeira mobilização na última terça-feira (18) em conjunto com outras categorias. O funcionalismo federal pede reajuste de salários e reestruturação de carreiras. De acordo com o Sinal, cerca de 50% dos funcionários aderiram ao movimento nesta semana. A expectativa é de que 65% dos servidores participem do próximo ato.

A mobilização marcada para o dia 9 de fevereiro poderá interromper parcialmente, das 8h às 12h, o atendimento ao público, a distribuição de células, a manutenção de sistemas informatizados e a prestação de informações para o Sistema Financeiro Nacional.

"A nossa conversa com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, está sendo produtiva e positiva. Contudo, as últimas declarações do presidente Jair Bolsonaro, do deputado Ricardo Barros e do ministro da Economia Paulo Guedes sugerem que o reajuste será dado somente para os policiais federais, excluindo os servidores do BC. Por isso, mantivemos a paralisação de 9 de fevereiro", disse o sindicato em nota.